sexta-feira, 15 de junho de 2007

ANIVERSARIANTE DO DIA: EDVARD GRIEG



É isso mesmo, tem toda razão o leitor – este Clube está parecendo uma casa de festas. Hoje é o aniversário de EDWARD GRIEG, compositor norueguês nascido em Bergen em 1843, num 15 de junho como hoje. Este é o Ano Grieg, para lembrar os 100 anos de sua morte mas, é claro, eu prefiro comemorar seu nascimento.

Grieg é o compositor norueguês mais conhecido, principalmente pelo sucesso de seu Concerto para Piano em Lá menor e das duas Suítes Peer Gynt, com os temas principais da obra composta para a encenação do poema-dramático Peer Gynt do grande poeta Henrik Ibsen, também norueguês.

Alberto Nepomuceno casou-se com a pianista norueguesa Walborg Bang, aluna de Grieg, de quem o grande compositor brasileiro tornou-se amigo, tendo morado uma temporada na sua casa em Bergen.

Para comemorar, vamos ouvir o seu Concerto para Piano em Lá menor, interpretado pelo pianista (também norueguês!) Leif Ove Andsnes em um Prom Concert, no Royal Albert Hall, em Londres, com a Orquestra da BBC, sob a direção de Leonard Slatkin. Leif foi premiadíssimo por sua gravação dos concertos de Rachmaninov com a Filarmônica de Berlin, sob a regência de Antonio Pappano, e tem sido considerado um dos melhores pianistas de sua geração.

Como sempre, infelizmente, a apresentação está partida em três, mas vale a pena. Boa música!

Concerto para Piano em Lá menor, Edvard Grieg - Parte 1

Concerto para Piano em Lá menor, Edvard Grieg - Parte 2

Concerto para Piano em Lá menor, Edvard Grieg - Parte 3

Nenhum comentário: