terça-feira, 12 de junho de 2007

MÚSICA & HUMOR







Anos atrás, final dos anos 80, eu queria criar um festival de música de humor. A idéia era óbvia para quem se lembrasse das marchinhas de carnaval, de tantos sambas do Noel, do Moreira da Silva, do Adoniran Barbosa, de músicas de duplo, triplo, múltiplos sentidos do Brasil inteiro; ou que assistisse ao Joelho de Porco ou ao Língua de Trapo, ao Tangos & Tragédias, ao Garganta Profunda, entre tantos outros grupo maravilhosos daqui, mas, também, tivesse o privilégio de ouvir o argentino Les Luthiers, o americano P.D.Q.Bach, o inglês Dudley Moore, para citar alguns poucos exemplos.

Enquanto não ponho a idéia de novo na agenda, lanço aqui no nosso CLUBE o Festival Internacional e Permanente de Música de Humor, cuja única finalidade é nos fazer rir. Embora, como nos ensinava Leonard Bernstein, o humor musical nem sempre provoque gargalhadas, mas uma daquelas admirações que temos diante da perspicácia provocante da inteligência. Espero que gostem. Para o lançamento, vamos ouvir dois “clássicos” do humor musical. O primeiro, formado por uma dupla genial, famosa por sua interpretação da Rapsódia Húngara No.2, de Brahms, numa versão para piano e orquestra. Senhoras e senhoras, Tom & Jerry.



Nascido Børge Rosenbaum em Copenhagem, Dinamarca, em 1909, ele ficou conhecido como Victor Borge. Victor formou-se pela Real Academia Dinamarquesa e tornou-se um aclamado pianista, mas ficava nervoso ao ter que repetir sempre as mesmas obras para um público sisudo. Fugiu da invasão nazista ao seu país para os Estados Unidos, aonde foi reconhecido e lançado para o sucesso por Bing Crosby. Não se preocupem porque este não será o único número que apresentarei com ele. Para uma audição comparada com Tom & Jerry, tendo como peça de confronto a mesma Rapsódia No.2, de Brahms, Victor Borge.




Um comentário:

Anônimo disse...

SIMPLESMENTE MARAVILHOSO!!!!!!!
SEU TRABALHO É DE UM VALOR IMENSO, HÁ MUITO TEMPO PRECISÁVAMOS DE BOAS INFORMAÇÕES, INTELIGENTES E VARIADAS, COMO AS QUE TENHO OBTIDO EM SEU BLOG.
PARABÉNS, MAESTRO, CONTINUE SEU BELO TRABALHO QUE TANTO NOS ENRIQUECE E ACALENTA NOSSOS CORAÇÕES.